O Nepjor surge sob o sinal de novas tendências culturais, políticas, econômicas e sociais proporciona outras formas de apropriação e diversas possibilidades de aquisição de conhecimento. Nesse sentido, de forma geral, todos os veículos de comunicação tiveram que se adaptar à emergência da lógica em rede.

Assim, com base nas mudanças proporcionadas pela sociedade informacional, foi criado, em maio de 2009, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia, na Universidade Federal do Tocantins, com o objetivo principal de desenvolver pesquisa científicas na área da Comunicação e do Jornalismo. 

• Reunir pesquisadores cujos projetos se organizem a partir de um tema de interesse comum e se distribuam em linhas de pesquisa associadas a este tema;

• Desenvolver pesquisas científicas, sobretudo, na área da Comunicação e do Jornalismo;

• Propiciar, ao estudante de graduação, a iniciação à pesquisa científica e ao aluno de pós-graduação a consolidação do conhecimento científico;

• Incentivar intercâmbios e parcerias para o desenvolvimento de pesquisas, a difusão do conhecimento produzido na universidade e sua divulgação para a sociedade.

  • Estudos em Jornalismo →  Analisa modelos, conceitos e técnicas aplicadas ao Jornalismo, bem como processos, produções, práticas e discursos do segmento.

    Multimeios → Pesquisa sobre os diferentes meios que integram a área da Comunicação, como as mídias tradicionais (rádio, TV, jornal, revista, cinema) e as novas mídias (internet e dispositivos móveis) de forma crítica e/ou descritiva.